A Mesa Lira
Em 2016 tive o prazer de participar de um curso live de Mesa Lira específicos para profissionais musicoterapeutas (que possuem formação acadêmica, bacharelado ou pós em musicoterapia). O curso aconteceu na UFG (Universidade Federal de Goiás), em Goiânia. E desde então fiquei encantado, não conhecia pessoalmente a Mesa Lira, ainda mais com esta técnica diferenciada para musicoterapeutas. Mas só ano seguinte consegui comprar a minha Mesa Lira e desde então tenho atendido com a Mesa Lira.
A Mesa Lira é um instrumento que faz parte da Musicoterapia Vibroacústica, ou seja, trabalha com a vibração do instrumento para que o corpo de quem recebe entre em ressonância com o instrumento.
É um instrumento de madeira que possui uma ampla caixa acústica e 42 cordas afinadas no mesmo tom. Quando eu toco estas cordas, elas vibram e a vibração se expande pela caixa acústica. Assim, a madeira começa a vibrar junto com as cordas e esta vibração passa para o seu corpo, quando está deitado sobre a Mesa.
O seu corpo vibra em ressonância com a Mesa Lira e alcança um estado de relaxamento mental e muscular profundo. Onde o próprio corpo pode restabelecer um equilíbrio físico e mental. Conseguindo então, liberar tensões musculares.
O Gongo
Após 8 anos frequentando constantemente sessões de Gongo terapêutico, finalmente tive a possibilidade de comprar o meu Gongo. Mas como não é vendido no Brasil com facilidade, e é necessário importar, aproveitei uma viagem à Europa em 2018 e fui pessoalmente buscar meu Gongo na Itália, que foi fabricado e enviado direto da fábrica da Paiste na Alemanha para o hotel onde eu estava, em Florença -Itália.
O Gongo é um instrumento que pode te levar além da mente e além do corpo. Possui um som básico, primal e de natureza criativa, e assim, te leva de volta para um lugar confortável, acolhedor, conhecido, antes da mente, antes do corpo. Um estado de completa união onde você pode perder a noção de tempo e espaço. Por isso é interessante se entregar no processo de escutar o Gongo.
A Pirâmide de Cristal de Quartzo
Em 2023 acabei fazendo um trabalho com um terapeuta de São Paulo que me apresentou a Pirâmide de Cristal de Quartzo. Neste trabalho, eu toquei o Gongo e ele tocou as Tigelas e Taças de Cristal, assim como a Pirâmide de Cristal de Quartzo.
Foi paixão à primeira vista (ou ao primeiro som). Como pode um instrumento tão simples e pequeno ter um som tão potente? Para mim, é como se este som fosse purificando o ambiente e as pessoas no ambiente.
Após alguns meses, fui à São Paulo para um curso e acabei comprando uma Pirâmide para fazer parte deste trabalho maravilhoso da Massagem Sonora!
A Massagem Sonora no Yoga Real
Após dezenas de atendimentos percebi que o Gongo e a Mesa Lira podem se complementar, por isso comecei a utilizar os dois instrumentos juntos! E hoje, temos também a presença da Pirâmide de Cristal de Quartzo.
A sessão de Massagem Sonora tem a duração média de 60 minutos e começa com uma breve conversa para eu explicar o procedimento da sessão e o que pode acontecer, pergunto também o seu objetivo com a Massagem Sonora. Começo com a Pirâmide de Cristal, em seguida, passo para o Gongo, para relaxar e ir acalmando a mente. Depois passo para a Mesa Lira. Então para finalizar, temos uma conversa para entender as suas percepções e a gente acolher o que ocorreu durante a sessão!
Quero agendar uma Massagem Sonora
no Yoga Real
Atualmente, estou atendendo com 2 formatos de Massagem Sonora! Ambos são atendimentos presenciais, mas um é com a Pirâmide de Cristal de Quartzo, Gongo, e Mesa Lira, na Casa Surya, no bairro Santa Tereza em Belo Horizonte.
E o outro formato, que assim como o anterior, também precisa ser presencial, é à domicílio e em eventos. Onde eu levo o Gongo e a Pirâmide de Cristal de Quartzo para uma Massagem Sonora mais íntima ou fechada para um grupo específico.
Para agendar uma sessão de Massagem Sonora no Yoga Real, clique no link abaixo e envie a mensagem direta no Whatsapp para que eu possa tirar suas dúvidas pessoalmente. Assim podemos encontrar um horário ideal para você!
Ou mande uma mensagem aqui:
Sobre o facilitador
Heitor Vicente Corrêa.’.
Me formei no bacharelado em Musicoterapia pela UFMG em 2016. Ainda em 2016, no último período da graduação, a Universidade Federal de Goiás (Goiânia) ofereceu um curso livre de Mesa Lira só para profissionais musicoterapêuticos, com a professora e musicoterapeuta Délia Matos, de Brasília. Então aproveitei a oportunidade e me apaixonei pela Mesa Lira!