O que é Japamala?

Japamala é um colar de contas feito com sementes ou bolinhas de madeira ou pedras.
É uma ferramenta muito potente para que você possa reduzir estresse, trabalhar a sua paciência. É utilizado para que você conte quantas vezes você vai entoar um determinado Mantra.

Japa é a entoação de Mantras. Repetir o Mantra até você começar a vibrar na frequência do Mantra. Mala significa coroa, cordão, fio. Japamala então seria como um cordão que une a repetição de Mantras.

Todos os Japamalas tem o mesmo número de contas?

Falam muito sobre o Japamala ter 108 contas mas na verdade são 109! São 108 para você repetir o Mantra e mais uma conta que normalmente é maior ou diferente para te mostrar que chegou o fim. Esta conta se chama Meru e simbolicamente representa o estado elevado de consciência que você atinge após entoar 108 vezes o Mantra.

Existem também Malas que possuem 108 contas, 54, 27 e todas tem a Meru.

A com 108 contas usamos no pescoço e traz uma vibração que ajuda o seu campo de energia, pois ela se energiza quando você entoa Mantras e as sementes ou pedras trazem as suas capacidades energéticas. O meu possui 108 contas de pedra Ametista, a Meru também sendo de ametista. Então ela traz a vibração da Ametista para o meu corpo.

Japamala e os Chakras

Além de ajudar a contar quantas vezes entoa os Mantras e de trazer a vibração das pedras que foram feitas, o Japamala protege os Chakras que ficam embaixo dele. Um Japamala curto protege seu sétimo, sexto e quinto Chakra (coronário, terceiro olho e garganta), se for maior, protege também o coração. O meu vai até o umbigo, mas alguns podem ir até o primeiro Chakra.

Como usar o seu Japamala?

Então chegamos à parte prática. Normalmente falam que você deve segurar o Japamala com a mão direita e não deve utiliza o dedo indicador, você conta os Mantras com o dedo médio.

Mas o que eu aprendi foi que cada dedo que você usa estimula um meridiano diferente e tem uma resposta diferente. Então quando você usa o dedo indicador, estimula expansão energética do corpo. Assim como quando usa o dedo médio (que recomendam), dá limite para a mente, fica mais aterrado e presente. Com o anelar estimula processos de cura. E com o mindinho estimula uma melhora na fala e comunicação.

Agora é só você escolher qual destes 5 Mantras a seguir que você sente mais afinidade neste momento ou um Mantra que seu professor te recomendou, pegar seu Japamala e começar a sua prática!

Mantra 1: Sat Nam

Sat significa Verdade, ou Verdadeiro. Nam significa nome, essência, identidade. Sat Nam é sua Verdadeira Identidade, sua Verdadeira Essência. Use este Mantra quando você precisar se fortalecer, se entender, criar uma relação mais sincera com seu interior, assumir quem você é.

Sugestão para esta versão aqui!

Mantra 2: Wahe Guru

O ecstasy de percorrer o caminho da sua escuridão (Gu) para sua Luz (Ru), ou da sua ignorância para sua sabedoria. Use quando você precisar entender melhor o momento desafiador, doloroso que está passando. Para atravessar este momento em direção a um lugar mais calmo, tranquilo.

Sugestão para esta versão aqui!

Mantra 3: Guru Guru Wahe Guru Guru Ram Das Guru

Eu alcanço o ecstasy de percorrer este caminho da escuridão para a Luz quando eu me coloco a serviço de Deus. Use este Mantra quando você precisar entender o seu propósito, seu lugar no mundo, para criar uma conexão de se colocar a serviço de “Deus”, ou da sua alma, de algo além de você.

Sugestão para esta versão aqui!

Mantra 4: Ma

Chamando a Mãe Divina. Use este Mantra como se você fosse uma criança indefesa e com fome chamando por sua mãe que te nutre e te acalma. É como se estivesse chamando a Mãe Divina, ou uma força superior para que venha atender ao seu chamado. Um Mantra que reverbera no seu coração e ajuda a curar mágoas e rancor do seu coração.

Sugestão para esta versão aqui!

Mantra 5: Om Bhur Bhuvah Suvaha Tat Savitur Varenyam Bhargo Devasya Dheemahi Dhiyo Yo Nah Prachodayaat (este é o Gayatri Mantra)

O Gayatri Mantra é um dos Mantras mais sagrados do Hinduísmo e está escrito nos Vedas. Se for usá-lo, entoe com bastante respeito e reverência. É um Mantra que traz uma conexão muito profunda com o plano espiritual ou com algo que vai além do conhecido, da matéria. Use em momentos que você precisa se elevar, se conectar com algo superior. Mas use com respeito, e não por estar com dor e querendo algo melhor, algo em troca de entoar o Mantra. Entoe quando você já estiver pronto para se conectar com algo superior.

Sugestão para esta versão aqui!

Agora é só pegar seu Japamala e partir para uma ótima Meditação!