Os Yoga Sutras de Patanjali são alguns dos registros mais antigos que temos disponíveis sobre Yoga. Nestes Sutras Patanjali descreveu o Yoga de uma maneira ampla para que todos pudessem conhecer as diferentes facetas que o Yoga possui. Sendo assim, caso você esteja chegando agora no mundo do Yoga, estes 8 ramos da prática do Yoga são um ótimo ponto de partida para aprofundar a sua prática e a sua relação com o Yoga.

Estes 8 ramos já foram descritos diversas vezes como 8 passos do Yoga. Mas eu pessoalmente prefiro os estudos que apresentam estes 8 aspectos como interligados, como ramos de uma mesma árvore. Como se todos os aspectos fossem igualmente importantes e que devem ser trabalhados juntos. Pois não necessariamente você vai resolver o primeiro e passa para o segundo e assim sucessivamente. Assim, o seu objetivo é o equilíbrio dos seus próprios aspectos, e não chegar a um oitavo “passo” e se frustrar quando chegar lá por não ter aproveitado o caminho. Então o tempo todo você precisa observar os 8 ramos para encontrar o seu equilíbrio.

Espero que este texto sirva para esclarecer algumas crenças sobre a prática do Yoga. Especialmente sobre a parte dos Asanas e exercícios físicos que muitas vezes são compreendidos como a prática do Yoga em si. Então seja bem-vindo, tenha uma ótima leitura e estou à disposição para tirar as suas dúvidas depois da leitura!

1 – YAMAS

Yamas são restrições morais e são um convite para que você respeite a Criação, a tudo ao seu redor e a você mesmo. São 5 Yamas:

Ahimsa – não violência.
Satya – não mentir.
Asteya – não roubar.
Brahmacharya – não desvirtuar a sexualidade.
Aparigraha – não se apegar à matéria além do necessário.

Ahimsa é um princípio ético de não praticar violência! É aqui que muitos ensinam a não comer mais animais, devido à violência sofrida por eles na criação. Mas já falei e repito: se você quiser mudar seus hábitos, faça por sentir vontade e por querer fazer parte da mudança no planeta!

Satya é valorizar o poder criador da sua fala. Seja verdadeiro com você e com suas palavras para que sua fala se torne novamente uma fala de Criação.

Asteya é um dos pilares do Kundalini Yoga e do Sikhismo, trabalhe honestamente para ganhar o seu dinheiro. Seja íntegro com o seu trabalho.

Brahmacharya é onde MUITOS espiritualistas se enrolam. Traduzem literalmente como celibato. E se afundam no desejo, reprimem impulsos e não conseguem ter relacionamentos afetivos pois existe muito conflito entre o que sentem e o que acreditam ser o “ideal”. Eu prefiro a tradução de não desvirtuar a sexualidade. Conheça o seu corpo, conheça o seu prazer, se permita, se liberte e saiba até onde você pode experimentar se mantendo íntegro e saudável com sua sexualidade e seu corpo.

Aparigraha também já foi muito desvirtuada exigindo de alunos que abandonassem o dinheiro, as posses materiais, família para passar anos meditando no alto de uma montanha, isolado do mundo real. É na matéria que você tem os desafios para que você possa aprender e crescer. Você precisa viver bem na matéria. Trazer a espiritualidade para sua rotina. Viver em paz, equilibrado, mesmo trabalhando, tendo relacionamentos, tendo filhos, lidando com dinheiro.

2 – NYAMAS

O segundo aspecto do Yoga descrito por Patanjali são os Nyamas! Práticas de observação interior para que você possa aprofundar a sua relação com o seu Ser.

Assim como os Yamas, temos 5 Nyamas:

Saucha (pureza) – Uniformidade da mente, pensamento, palavra.

Santosha (contentamento) – Aceitação, serenidade diante do sucesso ou do fracasso.

Tapas (purificação) – Determinação, disposição pelas práticas.

Svadhyaya (estudo) – Reflexão, meditação, expansão do conhecimento.

Ishvara pranidhana (devoção) – Fé, dedicação.

Então você pode considerar os Yamas e Nyamas como a parte ética do Yoga! Os Yamas são as restrições e os Nyamas são as observações que você precisa fazer sobre os seus atos, pensamentos, falas para que você possa se conhecer melhor.

3 – ASANAS

Agora vamos falar sobre os Asanas, que a maioria das pessoas (que nunca praticou) acredita ser a prática do Yoga em si! Mas como vamos ver nestes 8 aspectos do Yoga, é só um entre os 8 aspectos importantes de serem trabalhados!

Asanas são posturas corporais, exercícios físicos, podem ser meditativos e relaxantes ou desafiadores. É uma ferramenta importante para que você restabeleça o fluxo de energia do seu corpo.

Os Asanas são utilizados para estimular músculos específicos, melhorar a circulação, pressionar pontos de pressão e áreas ligadas às glândulas para que você possa equilibrar o seu corpo.

Os Asanas podem criar conexão entre o seu corpo e sua mente, para que você tenha atenção plena no seu corpo e no exercício.

3 – O “ASANA PERFEITO”

Eu sempre convido meus alunos a refletir sobre o “Asana perfeito”, ou “postura perfeita”. A postura perfeita é a que você dá conta de fazer hoje. Muitas vezes são necessárias adaptações para a sua realidade. Não significa que você vai receber menos energia ou que não vai receber os benefícios de tal postura.

É importante você reconhecer o seu esforço, a sua evolução, continuar praticando e melhorando a sua flexibilidade e sua força. Para que você alcance o seu próprio bem-estar! Não tem necessidade de você se sentir frustrado ou se comparar a outras pessoas. A sua prática é única e exclusiva para você!

Os Asanas ensinam muito sobre a sua própria rigidez ou sua disciplina (ou falta dela). Mostra claramente sobre como você lida com seu corpo, com suas emoções. Te permite perceber a sua impaciência de querer resultados rápidos ou de querer controlar tudo ao seu redor.

É com a prática dos Asanas que você regula o seu corpo, que é o seu veículo, para treinar a sua mente. A sua mente vai tentar te tirar dos Asanas: “não dou conta, está difícil, o professor esqueceu de mim nessa postura”. Mas você mantém sua concentração e disciplina. Uma hora a mente se entrega e aí a sua prática do Yoga começa a atingir níveis mais profundos que vão além da parte física.

É um processo lento, mas muito libertador. Só experimentando na prática para saber!

4 – PRANAYAMA

“O problema principal no mundo é o estresse. Isso não vai diminuir, vai aumentar. Através de Pranayamas o choque pode ser colocado sob controle, e todo o estresse e toda a doença podem ser eliminados.”
Trecho retirado do livro The Aquarian Teacher

O quarto aspecto descritivo por Patanjali é o Pranayama. Pranayama é a ciência da respiração. É o controle e distribuição do Prana (Energia Vital) pelo seu corpo através de técnicas de respiração.

Pran também pode significar a primeira unidade ou semente, e Ayam é expansão, manifestação desta primeira unidade. Através do Pranayama nós pegamos Pran (esta semente, primeira unidade) e a transformamos em uma Presença, Ayam.

Caso você sinta o chamado e queira experimentar alguns Pranayamas para que você sinta os resultados incríveis que um Pranayama tem no seu corpo e no seu dia, eu tenho um grupo de Telegram exclusivo para Pranayamas! Com alguns vídeos e PDF explicando como você pode fazer em casa! Para entrar no grupo e experimentar estas práticas, é só clicar aqui! Recomendo entrar no grupo pois algumas práticas você só vai entender se experimentar pessoalmente.

5 – PRATYAHARA

De todos os cursos de formação em Yoga que fiz (e não foram poucos), a aula sobre Pratyahara foi a que mais me emocionou. Ainda lembro da minha professora explicando o que seria Pratyahara.

Falam muito sobre esta sincronização de sentidos e pensamentos para direcioná-los a Deus, sobre redução dos sentidos, sobre parar de prestar atenção nos sentidos e pensamentos. Sobre estar imerso e concentrado. Mas vamos olhar Pratyahara além dessas descrições. Assim você consegue ter um olhar mais profundo sobre Pratyahara.

Existe no Universo uma conexão entre finito e infinito, sobre matéria e energia, corpo e Alma, sobre o conhecido e desconhecido. Pratyahara é quando você ainda encarnado reconhece o infinito presente em tudo o que existe, sendo o infinito algo muito além de você (sua Alma, Deus, o Todo, o nome que você preferir dar).

É entender e sentir o núcleo de toda a criação em tudo que existe. É compreender de verdade “Deus” em todos e em toda a criação. Não é saber por ter lido isto, mas sim por sentir isto. Sendo assim, esta sincronização de TODO o seu ser físico, mental, emocional e espiritual é para que você possa sentir esta conexão com tudo e com todos ao seu redor. Sentir uma conexão quase inexplicável. Onde por algum momento você deixa de ser um ser individual e começa se sentir unido a tudo. A um campo maior do que você consegue imaginar.

Pratyahara é quando você coloca toda a sua atenção para se conectar com Deus.

“Se você puder falar igual ao Infinito, viver como o Infinito, sentir-se como o Infinito e lidar com o Infinito, então você se torna um Infinito vivente. Mas você precisa primeiro se sincronizar totalmente – Pratyahara”.

Trecho retirado do livro “The Aquarian Teacher”

6 – DHARANA

Dharana significa concentrar a sua mente em um ponto só, em uma atividade só para que você desenvolva uma mente meditativa.

Em Kundalini Yoga temos diversas ferramentas para te ensinar a se concentrar em um único ponto. Você pode se concentrar entoando Mantras, em olhar para a ponta do nariz, topo da cabeça, no terceiro olho por exemplo, temos movimentos com braços ou com o corpo, temos Pranayamas (ou exercícios de respiração consciente) e os próprios Asanas. São ferramentas para que você aprenda a ficar presente e concentrado no que você está fazendo agora. Presente no seu corpo, na sua respiração, na sua meditação.

E esta presença, esta concentração não vem com UMA prática, não vem com uma aula por semana (ou 7 aulas por semana), não vem depois de um ou dois anos, ela vem com a SUA PRÁTICA DIÁRIA. Com a sua disciplina, sua dedicação. Um pouco de prática todos os dias. Para que você conquiste mais foco, mais concentração.

Você já experimentou ter uma prática diária? Já sentiu como você fica diferente mantendo uma prática diária? Como fica mais concentrado, mais animado, mais presente, com mais energia? Isso você só vai experimentar quando começar a praticar!

Então não perca tempo! Comece HOJE a sua prática! Pode ser de Yoga, meditação, uma oração específica ou aquela atividade física que você gosta. E se permita experimentar os benefícios que a sua própria disciplina trazem à sua mente!

7 – DHYANA

Dhyana significa a disciplina da Meditação! Mas para compreender Dhyana, você precisa primeiro aprender a se concentrar completamente em uma atividade. Assim você conquista uma mente meditativa e a meditação acontece naturalmente, sem muito esforço.

É um momento onde você, o observador, se torna um com o que você observa. E normalmente, quem medita, observa o interior, os pensamentos, e assim, compreendendo o mundo interior, você consegue observar e compreender também o mundo exterior. Você até pode continuar a pensar, mas observa os pensamentos sem se envolver. É um estado de presença completo. É hora de colher os frutos por toda a sua disciplina e perseverança e permitir que a sua meditação aconteça naturalmente, fluindo como deve ser.

8 – SAMADHI

O oitavo e último aspecto do Yoga descrito por Patanjali é o Samadhi, ou o despertar e absorção do espírito.

O Samadhi é o resultado de ter alinhado os aspectos anteriores mas sem necessariamente se preocupar com a ordem deles. É quando a sua personalidade absorve e se funde com o seu espírito, sua Alma. E assim você experimenta algo muito profundo e verdadeiro que é seu, sua essência, sua verdadeira essência.

CONCLUSÃO

A prática do Yoga é muito complexa e você precisa experimentar um pouco de cada aspecto para que você descubra qual deles mais reverbera com o seu ser. Assim como a prática física é importante, entoar Mantras, saber Pranayamas e meditações também o são, compreender que o conjunto de todos estes aspectos é a prática do Yoga pode levar a sua relação com Yoga a outro nível!

Ter um professor agiliza MUITO a sua caminhada. Pois o professor conhece o caminho, já experimentou e ainda está caminhando para descobrir e explorar cada vez mais caminhos. O papel do professor é de iluminar os caminhos escuros para que os alunos possam atravessar com mais segurança e facilidade os momentos difíceis.

E te convido a refletir sobre estes ensinamentos tão antigos e profundos de mais um ponto de vista: são ferramentas e um mapa para você se libertar de sua própria prisão, e não se tornar prisioneiro de mais um sistema de crenças. Então cuidado com o professor que você resolve seguir. Ele te ajuda a se fortalecer, se sentir bem com você mesmo e ser independente, ou ele está te fazendo repetir um sistema de crenças como uma “verdade única”?

Sendo assim, aproveite a sua prática pessoal e estou à disposição para te apoiar no seu caminho! Seja com aulas de Yoga ou com atendimentos individuais!

Abraço fraterno,

Heitor.’.