A prática do Yoga nunca esteve tão em alta no mundo todo. Pessoas de todas as idades e todos os países estão praticando Yoga. Agora eu te faço uma pergunta muito importante: para quê serve a prática do Yoga?
Eu sempre pergunto aos meus alunos o motivo pelo qual eles estão procurando uma atividade como o Yoga para colocar na sua rotina. É essencial ter esta resposta para que você tire maior proveito da sua prática.
Ninguém chega numa aula de Yoga pois sentiu um “chamado divino”, para se “iluminar”, seja lá o que isso significa. O mais comum que escuto é: meu médico me recomendou para que eu consiga relaxar, acabar com estresse, ansiedade ou depressão, melhorar o sono, fazer atividade física já que não gosto de academia, alongar mais o corpo, para aprender a meditar, melhorar o foco.
Todas estas respostas são ótimos motivos para se começar a praticar. Também explicam bastante sobre para quê serve o Yoga. Mas será que tem algo além de uma prática de alongamento, atividade física, um jeito de acabar com estresse e ansiedade?
Yoga como atividade física
Eu cansei de escutar que Yoga é fácil. É só sentar e relaxar, só um alongamento lento. Mas isto não é verdade. Talvez você já tenha praticado Yoga e vai entender o que estou falando. Caso não tenha praticado ainda, fica a dica: Yoga trabalha BASTANTE o corpo!
Ajuda em alongamento e fortalecimento muscular? Sim, ajuda bastante… Fortalece muito a sua musculatura principalmente do core e das costas, que você vai precisar para praticar todos os Asanas. Mas também te ajuda a acelerar o seu metabolismo. Sim!!! Yoga te ajuda a emagrecer caso seja um objetivo seu, mas não é o mais importante do Yoga. Praticar Yoga te ajuda a ter mais resistência física, a melhorar a sua respiração e ter mais fôlego, o que vai trazer mais vitalidade e mais energia para o seu dia.
Mas caso você tenha alguma questão física que te impeça de praticar Yoga, procure um médico antes, e procure um BOM PROFESSOR de Yoga, com formação adequada para te apoiar, trazer variações das posturas para que você também possa fazer aulas sem risco de se lesionar!
Yoga e equilíbrio glandular
A prática dos Asanas ou posturas corporais te ajuda a estimular os meridianos do seu corpo e o seu sistema nervoso, para que você alcance um equilíbrio glandular e hormonal. Através da prática dos Asanas, você estimula os seus órgãos e glândulas, equilibrando a produção dos hormônios no seu corpo. Ou seja, a prática do Yoga te ajuda a manter a sua saúde! Regulando a produção de hormônios do seu corpo.
A sua rotina diária com prazos, boletos, preocupações, estresse, ansiedade, alimentação, te prejudica a um ponto de modificar o funcionamento glandular natural do seu corpo, o que interfere na produção de hormônios importantes para o seu bem-estar. Então a prática do Yoga te ajuda a trazer o seu equilíbrio de volta, restaurando seu sistema nervoso e glandular!
Yoga como ferramenta de cura
A prática do Yoga pode te ajudar a restaurar o equilíbrio do seu corpo físico, assim como também pode te ajudar a curar alguns processos emocionais. Vou ser cauteloso para dizer dos processos mentais, mas tenho certeza que Yoga pode ajudar a manter a saúde mental em dia, mas por via das dúvidas, sempre procure um médico quando necessário!
Mas Yoga faz uma faxina interna tão profunda, que vai te limpando sem aquela dificuldade de lidar com alguma dor, perda, luto, término. Às vezes leva tempo, mais do que a gente gostaria, mas o seu corpo começa a eliminar as impurezas, tanto as físicas, como as mentais e emocionais. E aí vai depender da sua capacidade de entrega, e também do seu Karma!!!
Yoga e espiritualidade
A princípio eu queria definir espiritualidade como algo que vem do espírito, da Alma. Não entenda espiritualidade como religião. Pois caso você já tenha sua religião bem definida, a prática do Yoga não vai interferir nas suas crenças pessoais. Muito pelo contrário, pode aumentar ainda mais a sua fé e sua conexão com o Divino.
Mas a prática do Yoga pode te fazer ter uma conexão muito maior com você mesmo, com a sua essência, com os seus valores pessoais. E com isto, você se torna mais íntimo do seu “espírito”, da sua Alma, do Divino, de Deus (ou como você define esta força que Cria).
E o melhor, você não vai ficar sabendo desta “espiritualidade” lendo livros, aprendendo e decorando crenças e doutrinas. Vai experimentar no seu corpo algo que vai além do que você consegue compreender. Esta experiência pessoal é que vai aumentar a sua espiritualidade, religiosidade, a sua fé pessoal.
Yoga como ferramenta para autoconhecimento
Para mim o Yoga é uma GRANDE ferramenta para o autoconhecimento. Durante as aulas, as posturas, meditações, respirações, você tem tempo para se observar. Você se permite olhar para dentro. Para que você possa observar a sua mente, seus pensamentos, suas sensações, emoções. O grande foco da aula de Yoga é você. Assim, você fica mais consciente sobre os seus padrões de sabotagem, crenças limitantes, dificuldades pessoais e consegue acolher todo o seu processo. Desta maneira, observando com mais atenção, fica mais fácil compreender e acolher ou mudar algum padrão!
Para quê serve a prática do Yoga?
Afinal, para quê serve a prática do Yoga? Depende! Depende mais de você, depende mais de cada aluno do que da prática em si.
Caso você precise criar uma conexão maior com seu corpo, então o Yoga pode te ajudar. Caso precise relaxar, está lidando com estresse, ansiedade, depressão, Yoga pode trazer ferramentas para te apoiar neste momento. Se quer meditar e se conectar com algo mais profundo, ou mais elevado, definitivamente Yoga é para você. Se está procurando maneiras divertidas, prazerosas de se conhecer, Yoga é um ÓTIMO caminho.
Ou seja, PRATIQUE YOGA todo santo dia! Vai ser ótimo para você!
é